Dicionário

Isto é um pequeno dicionário montado por mim, com diversos termos específicos do mundo do fanfiction.

Canon – O que acontece realmente na história original. Factos reais e que são criados pelo autor da história.

Crackfic – Tipo de fanfic intencional, normalmente de humor, que não faz o menor sentido relativamente à história original e em que os personagens agem OOC.

Fandom – Grupo de pessoas que são fãs de um determinado livro/série/filme/anime/manga/banda desenhada/etc.. Esta comunidade inclui ficwriters, artistas, poetas e cosplayers.

Fanfic – Diminutivo de fanfiction. História criada por fãs sobre um livro/série/filme/anime/manga/banda desenhada/etc., para fãs, sem qualquer fim lucrativo.

Fanfic de fichas – Tipo de fanfic interactiva em que o ficwriter pede aos seus leitores para inscreverem personagens suas, para serem utilizadas na história. Este tipo de fanfic faz leitores que nunca ninguém viu saírem das sombras, inscreverem os seus OC’s, não comentar na fanfic em questão e ainda fazerem exigências e/ou maltratar o ficwriter que está a tentar o seu melhor sem apoio quase nenhum. Tipo de fanfic não recomendado a pessoas sensíveis.

Ficwriter – Nome dado às pessoas que escrevem fanfics.

Headcanon – Factos sobre a história original inventados pelos fãs que podem, eventualmente, ser aceites por outros fãs.

Hentai/Slash – Tipo de histórias que contém sexo como parte do seu enredo, ou apenas como o seu enredo.

Mary-Sue/Marty-Stu – Personagens originais de uma fanfic considerados perfeitos pelos leitores, sem o menor defeito físico ou psicológico, que são adorados e admirados por todos os que os conhecem na história, são excelentes a praticar qualquer actividade possível e imaginável, e fazem toda a gente se apaixonar por eles sem qualquer esforço ou verdadeiro motivo para além da sua existência (definição mais completa).

OC – Original Character/Personagem original criado por um ficwriter para inserir na sua fanfic.

One-Shot – Fanfic constituída por um único capítulo.

OOC – Out Of Character/Fora da sua Personalidade. Quando um personagem, numa fanfic, age de maneira completamente oposta à sua personalidade verdadeira.

Orange – Fanfic sobre um casal homossexual feminino. Pode, ou não, conter cenas de sexo.

OTP – One True Pairing. Casal principal favorito de alguém ou casal que certo fã prefere acima de todos os outros.

PWP – Plot What Plot/Enredo Que Enredo. Fanfic sem real enredo, focada apenas em sexo entre duas ou mais personagens.

Review – Literalmente, crítica. Nome dado aos comentários deixados nas fanfics.

Self-insert – Fanfic em que o autor se insere nela como personagem.

Ship – Vem do inglês “relationship”. Nome dado aos diversos casais favoritos de um determinado fandom. Inclui casais canon, casais que não existem na história original, casais cujos personagens nunca se conheceram na realidade daquele mundo, casais homossexuais (non-canon), incesto, triângulos amorosos ou até mesmo “casais” completamente ridículos por pura piada. Exemplos: Daenerys x Drogo (Game of Thrones), Harry x Hermione (Harry Potter), Dean x Castiel (Supernatural), Nina x Mesa (Code Geass).

Spoilers – Contar partes importantes de uma história a pessoas que começaram a conhecer a mesma. Exemplos: contar o final, quem morre, traições, quem fica, ou não, junto.

UA – Universo Alternativo. Fanfic que utiliza as personagens de um determinado mundo e refaz a sua história num mundo completamente diferente do seu original.


Yaoi – Fanfic sobre um casal homossexual masculino. Pode, ou não, incluir cenas de sexo.

Sem comentários:

Enviar um comentário